html Blog do Scheinman: Ministério da Justiça investiga Ambev por concorrência desleal

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Ministério da Justiça investiga Ambev por concorrência desleal

O Ministério da Justiça está investigando a Ambev (Companhia de Bebidas das Américas) por práticas anticompetitivas, como inibição de concorrência. Maior cervejaria do país, a empresa detém em média 70% do mercado nacional.
Com base em representação recebida da cervejaria Kaiser, a SDE (Secretaria de Direito Econômico) do Ministério da Justiça instaurou dois processos administrativos contra a Ambev. O objetivo é investigar acordos de exclusividade de vendas firmados com varejistas, a política de refrigeração adotada pela empresa junto aos bares e restaurantes e as práticas utilizadas pela empresa quando a Kaiser lançou a cerveja Sol no Brasil.
Os acordos de exclusividade, segundo informações divulgadas pelo Ministério da Justiça, poderiam limitar a entrada de outras cervejarias nos pontos de vendas. A Ambev, por meio de assessoria de imprensa, não se manifestou sobre as investigações, pois a empresa não foi comunicada.
A SDE averigua, ainda, se a política de refrigeração da Ambev, caracterizada pelo oferecimento de freezers de diferentes marcas, que devem ser usados para acondicionar somente produtos daquela marca, prejudica e ou limita a entrada de cervejarias rivais.
O outro processo administrativo foi instaurado para investigar o lançamento da “Puerto Del Sol” e “Puerto Del Mar” pela Ambev, na mesma época em que a Kaiser colocava a Sol no mercado brasileiro. Elas possuíam elementos distintivos de marca e de publicidade bastante semelhantes aos da Sol, já presente em outros países. A investigação do Ministério da Justiça pretende averiguar se essas marcas foram lançadas no mercado com a intenção de confundir o consumidor e de prejudicar a entrada de um concorrente da Ambev no mercado.
É isso.

Um comentário:

Claudio P. Vieira disse...

Não é à toa que eu prefiro a Itaipava...
Não sei se o "rola grossa" do marketing da Ambev ainda é o mesmo, mas se ainda for, ele é um antigo colega de faculdade.
Numa das últimas vezes que estive com ele, ele me disse que a Ambev iria dominar o mercado de cerveja no mundo, e eu não duvido que consigam.
Eles são useiros e vezeiros em fazer este tipo de coisa que você publicou para prejudicar a concorrência.
Abs