html Blog do Scheinman: Telefônica é campeã de reclamações no Procon

sexta-feira, 13 de março de 2009

Telefônica é campeã de reclamações no Procon

A Telefônica liderou pelo terceiro ano consecutivo o ranking de reclamações fundamentadas do Procon-SP em 2008 na cidade de São Paulo, segundo o Cadastro de Reclamações Fundamentadas divulgado nesta sexta-feira. A empresa de telefonia recebeu 3.615 reclamações. Ao todo, 2.839 empresas foram alvos de 27.747 reclamações fundamentadas no ano passado.
As reclamações fundamentadas são apenas aquelas em que um processo administrativo foi aberto pelo Procon e a autoridade de defesa do consumidor considerou a reclamação procedente. Os casos que são resolvidos por telefone ou por carta do Procon à empresa não entram na lista.
Em segundo lugar, ficou o Itaú, seguido por Tim Celular, Unibanco e Brasil Telecom --veja o ranking dos dez primeiros colocados abaixo. Em 2007, os cinco primeiros colocados foram Telefônica, Itaú, Benq (celular Siemens), Vivo e Mitsubishi/Aiko/Evadin.
A Telefônica, que já foi liderou a lista de queixas em 1998, 1999, 2000, 2001, 2006 e 2007, teve 2.974 questões resolvidas e 641 ainda pendentes. As principais reclamações foram relacionadas à cobrança de serviços solicitados e não atendidos.
"No caso da Telefônica, há problemas em relação aos pacotes de serviços ofertados para os clientes, o que não é ruim, como serviço de banda larga mais telefonia fixa. A forma que vem vendendo tem sido abusiva. Ou não consegue entregar o serviço, porque não há condição técnica para isso, ou entrega, mas não na capacidade prometida, como no caso da banda larga", disse Roberto Pfeiffer, diretor-executivo da Fundação Procon-SP.
Por meio de nota, a Telefônica destacou que o total de reclamações fundamentadas "caiu 17,9% em 2008 (3.615) em relação ao ano anterior (4.405). O índice de resolução dos casos também melhorou, de 84% em 2007, para 88% em 2008, atingindo, neste quesito, um dos melhores desempenhos entre as empresas pesquisadas".
Procuradas pela Folha Online, as empresas Itaú, Unibanco, Bradesco, Tim, Embratel, Brasil Telecom, Eletropaulo e Sony Ericsson ainda não se manifestaram.
O Procon-SP também relacionou as empresas com maior número de reclamações por área de atuação. Em assuntos financeiros, liderou o Itaú, em serviços essenciais (telefonia fixa e celular, água, luz), a Telefônica, e em serviços privados (como TV por assinatura e provedores de internet), a Net (245 reclamações). Na área de saúde e alimentos, a empresa mais reclamada foi a Samcil, e em produtos (eletrodomésticos e móveis, por exemplo), a Gradiente Philco.
O levantamento abrange o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2008. Ao longo de 2008, os técnicos da Fundação Procon-SP realizaram 531 mil atendimentos, contra 515 mil no mesmo período do ano anterior.
A divulgação nesta sexta-feira marca as comemorações do Dia Internacional do Consumidor, no próximo domingo (15), e do aniversário de 18 anos de vigência do Código de Defesa do Consumidor. (Fonte: Idec).

Nenhum comentário: